Vicariação – Corpo Inteligente

Em psicologia, o termo doença psicossomática é utilizada quando uma doença está relacionada a emoções, sentimentos e pensamentos. Muitas pessoas não aceitam ou não acreditam que isso seja possível.

Pois bem, a medicina explica isso de uma outra maneira. Traz o conceito de vicariação, que é utilizado para indicar o processo do organismo em direção a sua cura ou de adoecer, após o corpo sofrer algum estímulo.

Explicando melhor: Ao longo da vida, passamos por várias experiências, que muitas das vezes nos abalam profundamente. Quando isso acontece, levamos algum tempo para melhorar. Durante esse período, o corpo também sofre e se desequilibra. Com o passar do tempo, ele vai se regularizando e se reequilibrando. Esse processo é chamado de vicariação regressiva.

Mas existem pessoas que não conseguem passar pelas experiências e ficam muitos meses ou até anos presas na dor. Quando isso acontece, o corpo tenta se equilibrar e, como não consegue, alguns sintomas começam a surgir: diarreia, vômitos, sudorese, cansaço e etc.

O corpo elimina toxinas para se regularizar. Enquanto a pessoa continuar no sofrimento, o corpo vai se deteriorando. Surgem as inflamações, dores, febres e alterações na pele. Com o passar do tempo, vem o excesso de peso, artrose e as doenças graves. Isso seria vicariação progressiva. Tudo isso levará um tempo para acontecer.

O corpo é muito inteligente! Ele sinaliza de todas as formas que algo não vai bem. Na maioria das vezes não damos a devida atenção ou partimos para as auto-medicações. E nos surpreendemos quando a doença chega.

Antes de lançar mão de remédios, solucione as questões mal resolvidas… deixe ir o que precisa partir… liberte-se das mágoas… aprenda a aceitar o que faz parte da vida.  Tenha hábitos saudáveis, bons pensamentos e melhore sua alimentação.

“Não existem doenças. Existem pessoas doentes” (Sócrates).

Bom Dia!

Imagem relacionada