Neuroplasticidade

Você percebe o quanto é metódico? Que não muda a forma de pensar, sentir e agir? E que mantém sempre os mesmos hábitos do momento em que acorda até a hora de dormir?

Por muito tempo acreditou-se que o cérebro não se modificaria. A ciência comprovou que sim, ele tem a capacidade de se expandir, mas, se você colaborar!

Repetir cotidianamente hábitos, emoções e ações (isso me lembra a música de Chico Buarque, “todo dia ela faz tudo sempre igual me sacode as seis horas da manhã….”), não faz bem para o cérebro e nem para a relação – desculpe, não resisti! Por que? Porque manter tudo igual diariamente não estimula-o em nada, os estímulos são sempre os mesmos. Você faz tudo no automático e ele já se adaptou! Entendeu porque você fica perdidinho quando algo sai da sua rotina? Chamo isso de viver dentro do quadrado, não se arrisca em mudar nada.

Há quanto tempo tudo está da mesma forma em sua vida?

Que tal oferecer ao seu cérebro estímulos diferentes? Comece ao acordar de manhã, sair pelo lado oposto da cama. Ao tomar banho lave primeiro o oposto por onde começa. Mude os alimentos do café da manhã. Faça outro trajeto para ir ao trabalho. Reaja de forma diferente às emoções já conhecidas. Busque soluções outras para situações do cotidiano. Seja curioso, aprenda coisas novas! Conheça outros lugares! Isso é Neuroplasticidade em ação!

Para mudarmos nossas vidas de alguma forma, novas escolhas precisam acontecer. Aos poucos o cérebro irá abandonando o que não é mais necessário.

Experimente fazer Meditação e perceba o quanto aos poucos irá se separando do mundo externo e se conectando mais com o seu mundo interno e percebendo que novas escolhas estão sendo feitas,  que novas emoções estão surgindo e novas experiências estão chegando até você.

Faça isso por você. Faça isso pelo seu cérebro!

Bom dia!

 

Resultado de imagem para neuroplasticidade