Adolescer

Adolescer vem do latim, significa crescer, atingir a maturidade.

Você teve ou tem a liberdade de poder expressar para os seus pais, tudo o que sente e tudo o que deseja experienciar? Se não teve a oportunidade e continua não tendo, como então pode amadurecer?

Ao longo dos anos venho percebendo o quanto cada vez mais fica difícil para os adolescentes demonstrarem o que sentem, o que pensam e o que desejam conhecer.

Os pais acompanham seus filhos desde pequenos, mas na medida em que vão crescendo, os pais vão se afastando… afastando… e esquecem que os filhos continuam precisando de suas orientações e de que eles, pais, também continuam em um processo de amadurecimento e de mudanças.

Os filhos precisam ser estimulados por seus pais a conversarem a respeito de qualquer assunto. Sem medos, sem julgamentos. Eles necessitam de apoio e compreensão. Pode acontecer dos pais ficarem muito chocados, espantados com o que os filhos tragam para a conversa. Nesse momento respire, reflita. Fale do seu desconforto. Experimente falar da sua adolescência, dos seus medos e receios, mas não encerre a conversa de forma que se abra um abismo entre vocês. Quando o abismo é criado, ambos se perdem.

“A verdade tem uma beleza própria, assim como a honestidade tem sua própria beleza. Quando os adolescentes se aproximam de seus pais com honestidade, verdade, sinceridade, e abrem seus corações, acionam algo nos pais que também faz com que abram seus corações, porque eles também estão sobrecarregados com muitas coisas que querem dizer, mas não podem. Mas se os pais veem os adolescentes totalmente receptivos e sinceros, isso vai ajudá-los a ser receptivos e sinceros também. E a tão discutida diferença de gerações pode simplesmente ser descartada, pode evaporar por livre e espontânea vontade.” (Osho)

Bom Dia!

Imagem relacionada