Amar é… Dar Limites aos Filhos!

Você imaginou que seria tão difícil e trabalhoso educar seu filho? Que teria dúvidas em quando dizer “sim” e quando dizer “não”? Como lidar com as atitudes, comportamentos e questionamentos deles?

Os dez primeiros anos de uma criança são muito importantes para sua formação psicológica e emocional. Precisamos entender que esta criaturinha não conhece o mundo e precisa que você o apresente. Dentro desse mundo existem regras, limites e isso também é ensinado por você. Não delegue esta tarefa para os avós, as babás, creches e colégios.

Algumas regras não podem ser negociadas, como por exemplo hábitos de higiene, alimentação e tarefas escolares… assim como alguns limites também são importantes, tais como tempo com os eletrônicos, segurança em geral, momentos para descansar…

Pense o que você pode negociar com seu filho e o que não pode ser negociado. Seja objetivo e esclareça os motivos. Tenha sempre muito CUIDADO em NÃO fazer barganhas: “Se você fizer isso que estou pedindo, te darei tal coisa”. Queremos muito presentea-los de todas as formas mas lembre sempre que  menos é mais!

Ao contrário do que possamos imaginar, nossos filhos pedem limites o tempo todo, pois para cada conquista que ele alcance, leva-o ao desafio; ficou de pé quer pegar o que está no alto da estante; subiu no sofá, quer chegar na janela; começou a ir para as festas, quer voltar sozinho e de madrugada.

Através das suas atitudes ele aprenderá a compartilhar, a respeitar as pessoas, a valorizar os mais velhos, a agradecer, pedir desculpas e ser solidário.

Regras e limites serão sempre importantes, não é ultrapassado ou careta. Sem elas, como dizia Freud, o ser humano enlouquece. Pense nisso!

Bom dia!

Resultado de imagem para flores lindas