Compulsão

Reconhece comportamentos compulsivos em você? Sabe qual a origem deles? Como vem lidando com isso?

“Compulsão: Obsessão por algo ou repetição DESNECESSÁRIA, de uma ação”.  Normalmente está associado a ansiedade e depressão.

Existem vários tipos de compulsão: álcool, sexo, comida, drogas, jogos, compras, comportamentos como lavar as mãos repetidamente, alinhar objetos de forma simétrica ou em determinada posição, acumular objetos sem utilidade e não conseguir descartar,  ter pensamentos repetitivos, machucar-se, exagerar nas horas de trabalho, entre outras.

Todos esses sintomas têm uma origem, uma causa. Na maioria das vezes, vivenciadas na infância, tais como: humilhação, exclusão, rejeição ou abandonos. Esses sentimentos geram dores profundas e trazem um enorme vazio para a criança que não possui condição de entender, pois sua estrutura emocional encontra-se ainda em formação.

Como esses comportamentos passam despercebidos, pois começam de forma sutil, com o passar do tempo vão se tornando mais intensos, perceptíveis e trazendo vários prejuízos para você.

Não tenha vergonha em assumir sua compulsão. Não tema o julgamento, pois só quem vive essas experiências sabe o tamanho do sofrimento que causa. Procure atendimento psicológico. Após avaliação e diagnóstico, você receberá o tratamento adequado. Em alguns casos, o uso de medicamento se faz necessário, mas isso não é um problema. Não tenha medo. Cuide de você.

Não se permita viver em sofrimento. Lembre-se que é olhando para a dor que nos curamos.

Bom Dia!

Resultado de imagem para compulsão