Empatia

É a arte de se pôr no lugar do outro e ver o mundo como ele vê! Sem julgamentos, sem critérios; apenas enxergando seus medos, suas inseguranças, suas crenças e suas euforias.

Mas não confunda, sentir pena do outro não é empatia, é piedade. Ser simpático não é ser empático, é ser desconexo com o que o outro está sentindo.

Ser empático é ter facilidade em se colocar no lugar do outro, é “vestir” o outro. É poder fazer uma conexão com o outro a partir de algo que eu reconheço em mim, como um sentimento. Quando faço essa conexão, algo fica melhor. O mundo precisa de mais conexões, de mais empatia.

Empatia nos faz bem! Cura nossos relacionamentos, traz a tona os preconceitos que temos, faz repensar na vida que levamos.

Empatia não é “faça para os outros o que gostaria que eles fizessem por você”, isso é você colocando suas próprias ideias e partindo do princípio que a visão é só essa. Empatia é “não faça para os outros o que gostaria que eles fizessem – eles podem ter gostos diferentes dos nossos” (George Bernard Shaw).

Ser empático é sentir junto.

No dia de hoje, tente sentir as pessoas. Quem sabe amanhã isso se tornará uma virtude em você?

Bom Dia!