Pais & Filhos

Há cinquenta anos era comum os filhos seguirem a carreira profissional dos pais, sem questionar se era isso que desejavam. Alguns eram bem sucedidos e outros nem tanto. Poucos se arriscavam a fazer novos caminhos. Hoje isso ainda acontece. Os pais querem determinar que os filhos dêem continuidade aos negócios da família; querem traçar o caminho profissional dos filhos, dando seus passos como referência; exigindo o diploma de terceiro grau, mesmo que os filhos não exerçam tal profissão; não apoiando a escolha profissional dos filhos pois na avaliação dos pais, são profissões que não trarão poder, prestígio e retorno financeiro.

Por que é tão difícil fazer escolhas diferentes dos pais? Por que é tão difícil aceitar as escolhas dos filhos?

Ao escolher sermos pais, se faz necessário compreender que a criança que trazemos ao mundo não é a nossa miniatura! Não podemos curar nossas feridas infantis, projetando nela. Não podemos acreditar que estamos fazendo o melhor. Quando tomamos essa atitude, estamos prejudicando, e muito, o desenvolvimento e o propósito do nosso filho.

No mundo atual, continuamos valorizando o dinheiro e o poder como algo que traz a felicidade. Uma ilusão! Os consultórios médicos e Psicoterápicos estão lotados de clientes deprimidos, ansiosos e necessitando de remédios para dormir.

Libertem seus filhos! Deixem os filhos escolherem seu próprio caminho. Oriente-os mas não acreditem que apenas vocês estão certos.

Os filhos precisam compreender que não são responsáveis pelas frustrações e expectativas de seus pais. Que podem pensar de forma diferente e fazer escolhas que julguem ser melhor para si.

Que possamos amar nossos filhos, aceitando e sustentando as escolhas e caminhos traçados por eles.

Bom Dia!

Resultado de imagem para passaros voando saindo da gaiola