Silêncio

Já reparou o quanto a sua mente é barulhenta? É uma conversa sem fim! Se tentar fazê-la calar não conseguirá, pois essa é a sua natureza. Então, como fazer?

Vivemos correndo, não temos tempo para nada. Trabalhamos dez, doze, vinte horas por dia. Estamos sempre cansados e só reclamamos da vida. Queremos saber tudo o que acontece nas redes sociais e no mundo. Acreditamos que estamos em vários lugares ao mesmo tempo, mesmo contrariando a lei da física. E nesse corre-corre, não escutamos e nem conhecemos o que está dentro de nós mesmos.

Que tal aprender a ficar em silêncio?

Pegue seu celular e programe-o pra tocar a cada duas horas. Quando ele tocar, pare de fazer o que estiver fazendo, feche seus olhos e preste atenção na sua respiração. Como ela está? Agitada? apenas respire. Faça isso por apenas um minuto. Se pergunte: Aonde estou? Quem está realizando esta tarefa?

A noite, ao chegar em casa, busque sentar-se confortavelmente com a coluna reta e comece a rever seu dia, do final para o início, não se prenda em cada pensamento, apenas faça um check-list. Respire lenta e profundamente. Seu corpo precisa descansar, mas sua mente precisa de silêncio. Esta é uma forma de esvaziar sua mente e se conectar com Deus.

Experimente!

ILUMINAÇÃO

Se você estiver cansado do mundo, cansado de sua angústia e ansiedade, e compreender que agora é hora de acordar, então não há dificuldade”

Desde que me tornei iluminado, nunca mais encontrei alguém que não fosse iluminado”. Você só vê aquilo que é. Antes de me iluminar, acontecia o mesmo comigo – o mundo todo me parecia adormecido, na escuridão, na morte, não iluminado, porque você está sempre se refletindo em todo lugar. Todas as pessoas são apenas espelhos; você vê a si mesmo. Portanto, não se preocupe com os outros; pense em si mesmo. Este deve ser o seu problema.

Os outros não são problemas seus. Se são iluminados ou não, o que lhe interessa? Por que você teria que se preocupar? Se alguém quer permanecer não iluminado, é absolutamente da conta dele decidir sobre isso. Se quiserem brincar com o jogo de não serem iluminados, está perfeitamente bem. Se você estiver cansado do mundo, cansado de sua angústia e ansiedade, e compreender que agora é hora de acordar, então não há dificuldade. Ninguém pode impedi-lo. A decisão de jogar como um ser não iluminado ou jogar como um ser iluminado é somente sua. É só uma questão de decisão interior.

Num único momento, num golpe, você pode se tornar iluminado. Não é um processo gradual, pois a iluminação não é algo que você tenha de inventar. É algo a ser descoberto. Já está aí. Não é uma coisa que você tenha de manufaturar. Se tivesse de manufaturar, é claro que levaria tempo; mas já está aí. Feche os olhos e sinta. Fique em silêncio e prove o sabor. A sua própria natureza é o que chamo de iluminação. Iluminação não é algo alheio, algo que está fora de você. Não está em nenhum outro lugar do tempo e do espaço. É você, é o seu próprio centro.

OSHO