Um Poema

Primeira sexta-feira do mês de janeiro. Escolhi para este post um poema de Rumi. Alguns de vocês já devem conhecê-lo e para outros pode ser um total desconhecido. Espero que apreciem e tragam esse Mestre para suas vidas!

JALAL AD-DIN MUHAMMAD RUMI foi jurista, teólogo,mestre espiritual. Nasceu em Balkh, atual Afeganistão, em 30 de setembro de 1207 e veio a falecer em 17 de dezembro de 1273. Seu pai foi teólogo e pregador islâmico. Em 1231, Rumi se torna discípulo de Sayyed Burhan ud-Din Muhaqqiq Termazi, um dos alunos de seu pai. Com a morte de seu pai, herdou a posição espiritual que ele ocupava. Tornou-se professor e teólogo e pregava nas mesquitas de Konya. Nos últimos anos de vida, Rumi viveu em Anatólia, dedicado em terminar sua obra prima do sufismo (sabedoria mística e contemplativa do Is05lão) “Masnavi”, formada por seis volumes. Escreveu ainda vários volumes de poesias populares. Consta que escreveu mais de 5 mil poemas. Faleceu em Konya, atual Turquia.

Suspeite de Si Mesmo.

“Tudo o que você faz tem uma qualidade que retorna para você de alguma forma.

Toda Ação toma uma forma no mundo invisível que pode ser diferente da que você pensou que seria.

Um crime é cometido e uma forca começa a ser construída.

Um não se parece com o outro, mas se correspondem.

Aceite os resultado do que você fez com raiva ou por ganância ou para elevar seu ego.

Não culpe o destino! Aquele cão está no canil e não responderá ao chamado de ninguém.

Suspeite de si mesmo! Questione seus motivos escondidos. É necessário coragem para se arrepender e mais coragem ainda para mudar.

Porém, conscientize-se disto: assim como os grãos de poeira brilham à luz do sol que entra por esta janela, assim também há uma luz de realidade dentro da qual idéias, hipocrisias escondidas e as qualidades de toda ação tornam-se claras.

Tudo o que você fez e fará será visto à luz daquele sol.” (Rumi).

Bom Dia à luz de si mesmo!

Imagem relacionada